21.5.15

Engomando crochê. Qual a melhor técnica?

Quando terminei algumas peças feitas em linha comecei a pensar na questão: como deixa-las durinhas? Já conhecia a técnica da Maizena (ou amido de milho), era a usada pela mina avó e eu já sabia que não ficava tão duro quanto eu precisava. Então o que poderia ser mais eficaz? Corri para o moderno pai dos burros, curiosos e afins; o super Google.

Foram várias opções apresentadas, desde as caseiras até algumas industrializadas. Decidi testar as três mais famosas: termolina caseira, açúcar e Maisena. E assim nasceu o primeiro vídeo da Santa:


Termolina Caseira

Nas pesquisas que fiz vi que as pessoas usam qualquer tipo de cola branca, mas, por experiência própria, recomendo a Cascorez rótulo azul. É a que sempre uso em todos os meus artesanatos e sei que tem um excelente resultado em todas as aplicações que utilizei até hoje. Recomendo fazer uma quantidade certa para o uso imediato. Guardar o restante não é uma boa ideia, mesmo que seja em potinho bem fechados. Eu já tentei e ela secou. O resultado foi bom. A peça ficou durinha e sem alterar a cor, mas não resiste à água.

Açúcar

Quando o ingrediente central é o açúcar as opções variam entre aquecer ou não no fogo. No vídeo eu não levei ao fogo por ser mais prático, mas a vantagem de levar é que o açúcar derrete mais rápido. Com a água fria ele demora mais para diluir. Se optar por ferver, deixe para acrescentar o álcool depois que tirar do fogo. O resultado foi ótimo, a peça ficou mais dura que com a termolina e também não houve alteração na cor, mas ficou doce (não sei que a ponto de atrair formigas). Também não resiste à água.

Amido de Milho

Aqui vale o mesmo conselho da termolina, faça o suficiente para utilizar na hora, guardar não é uma opção porque estraga. A receita é água e amido de milho (Maizena), a quantidade de uma e de outra vão depender da sua necessidade, sabendo que quanto mais amido mais consistente a mistura ficará. No meu caso fiz uma pastinha, porque queria a peça bem dura. O lado ruim é que criou uma película entre os pontos e o lado bom é que foi a melhor opção, a que deixou a peça mais natural. Tão durinha quanto a termolina, mas sem o aspecto de que foi engomada.


Nenhum comentário: