21.10.12

Soltando o espelho #COMOFAZ

Meu excesso de confiança nas pessoas me custa caro. Inúmeras vezes investi em coisas que foram "esquecidas" pelos donos. Foi o caso de algumas molduras sofríveis de madeira que me foram deixadas com o pedido de pinturas decorativas e colocação de espelhos. Na confiança da palavra alheia, fiz todo o trabalho por minha conta e risco e na hora de reclamar a paga: tuu...tuu...tuu (minha onomatopéia para sinal de telefone ocupado).



Enfim, as sofríveis molduras ficaram acumulando poeira na minha garagem/ateliê/quarto do cão até o belo dia que decidi faxinar tudo. Daí começou a pesquisa para salvar os espelhos. Perguntei ao Google que me respondeu com uma dezena de páginas com dicas e conselhos.

Hoje em dia os espelhos são fixados com silicone. Fato que facilita muito a vida dos arrependidos. Como a cola de silicone não possui um solvente oficial que simplesmente dissolva sua existência, o jeito é apelar para criatividade. Nas páginas de resposta vi dicas do tipo:

  • pegue um fio de metal e amarre as pontas em varetas e vá passando entre o espelho e a moldura para soltar a cola;
  • use uma lâmina fina e vá cortando a cola
Claro que a única saída era mesmo cortar a cola para soltar o espelho da madeira. Mas a solução do fio de metal de cara não funcionou. A lâmina foi mais eficiente. E foi assim que comecei o árduo processo de libertação dos espelhos daquelas molduras estranhas. De posse de um estilete (ou faca olfa como os designer e artistas gráficos preferem chamar) fui passando cortando o silicone. Não é simples. Algumas partes são mais complicadas porque o estilete não é muito forte. Neste ponto apelei para a facão (que minha Tia não veja essas fotos;-)). 



Mas o detalhe que ninguém, ou melhor, nenhuma das dezenas de páginas revelou e que deixou minha tarefa muuuuito mais simples foi o uso de óleo. Isso mesmo! Óleo lubrificante fez a lâmina correr mais fácil e transformou o processo de separação numa sopa no mel:-) Mais uma dica: vá soltando partes por igual. Faça um pedacinho, depois outro lado até o mesmo ponto. Não tente forçar apenas um lado até o fim e partir o outro. Isso aumenta a pressão da faca ou estilete em um ponto só e o espelho acaba rachando. 

Depois de soltos o resto de cola que fica no espelho dá para ser raspado com a própria lâmina do estilete sem problemas. Dá trabalho, mas, dependendo do que você tem e o quanto você vale a pena, sem falar na reciclagem, né? Menos três espelhos no lixo.

Dos quatro espelhos que tinha, um ficou na moldura, dois estão prontos para serem reutilizados em outros projetos e um se quebrou no meio do processo. Foi um bom balanço:-)

Nenhum comentário: