17.1.12

Eu e as flores #COMOFAZ


Adoro flores! Sejam elas plantadas, arrumadas em bouquês, estampadas em tecidos ou feitas nos mesmos. A exceção é o plástico. Aquelas flores de plástico com cores e formas absurdamente perfeitas não! Dispenso!



Quando se trata de tecidos as flores são sempre generosas. Qualquer retalhinho pode virar uma. Basta torcer, dobrar, franzir ou até mesmo queimar. A forma de flor é simples, simpática e amigável.

E foi queimando retalhinhos de cetim que consegui esse efeito de rosa aberta. Vi a idéia aqui na grande rede, mas por descuido não salvei o site. Na mesma hora dei cabo dos retalhinhos que minha ex-sócia de artes em mosaicos Aline me deu. Na época o foco eram fuxicos para enfeitar o quarto da sobrinha recém-chegada dela. Os fuxicos viraram flores e borboletas para o quarto da pequena, mas os restos permaneceram por aqui, rolando no fundo da minha caixa de retalhos. Daí foi só juntar os charmosos cadarços de viscose que comprei para fazer os decenários e pronto! Virou um colar.

A receita é simples. Escolha um tecido sintético, eu usei cetim. Corte círculos de diâmetros diferentes e se tiver cores em degradeé o resultado fica mais interessante. Com o auxílio de uma vela, vá queimando as bordas com cuidado. O tecido vai dar uma enrrugadinha e ganhar o formato arrebitado. Depois é só unir os círculos e criar o miolo da flor, que pode ser de missangas, botões ou pérolas. As primeiras eu usei cola quente para unir as pétadas, mas achei o resultado final meio bruto, já que a cola depois de seca endurece. Para o colar ficou bom mas costurar as pétalas fica mais delicado para fazer, por exemplo, uma tiara para bebê.

Então é isso: quem é de corte, costura, linha e agulha, divirta-se criando suas flores.



2 comentários:

Yoná disse...

Vou tentar fazer e depois te falo com ficou! ;)

Santa Pazienza disse...

Sim!!! Quero fotos do feito;-)