7.11.11

#COMOFAZ - O forro

Aprendi a costurar olhando minha amada Vó Luiza lidando com desenvoltura ímpar com sua velha Singer de ferro puro! Eu era um pingo de gente fascinada pelo barulho da máquina, passava horas dos meus dias sentada aos pés da vovó catando retalhos e fazendo de conta que eu também era costureira. E cresci nesse faz de conta, ganhei minha própria Singer (meu presente favorito desde a bicicleta aos 10 anos) e segui costurando das minhas, sempre fazendo de conta que era eu a costureira!



Quando se aprende assim, de olho, a técnica passa longe. Na vedade ela é criada de acordo com a dificuldade, o famoso "jeito de fazer". Eu abuso do meu jeito e por vezes enlouqueço às voltas com coisas simples. Sorte minha ter sempre uma costureira juramentada por perto. Além da vovó, minha Dinda Eliana se formou costureira com toda pompa e circunstância e Tia Dene também investiu horas do seu tempo de mocinha nas salas de aula de corte e cortura. E são elas que me salvam quando a técnica me falta.

Quando decidi sentar à máquina para fazer as simpáticas bolsinhas do post anterior, sofri no quesito forro. Sim, eu não tinha a mínima idéia de como costurar um forro interno de maneira apresentável. Desmanchei duas bolsas e ainda assim fiz e refiz o processo umas três vezes! Por isso decidi fazer meu primeiro tutorial. Meu  #COMOFAZ  é dedicado ao forro que me tirou o sono. Um processo simples, quando se entende do riscado:-)


Então temos duas partes: a capa, que é a parte externa da bolsa, e o forro. Uso o mesmo molde para cortar as duas partes.


Ao fechar a costura do forro é importante deixar uma fenda aberta, uma parte descosturada, de preferência na parte de baixo do forro.


Depois de fechar a costura do forro, deixe-o do lado avesso mesmo como na foto acima.


Coloque a capa da bolsa, sempre do lado certo, dentro do forro ainda do lado avesso.


Alinhe as duas partes, forro e capa, pela costura lateral. A tendência é a capa ficar sobrando, mas é só puxar para dentro até alinhar e prender com alfinete. É importante que elas fiquem alinhadas!


O resultado deve ser esse acima. Dependendo so seu grau de intimidade com a máquina de costura, aconselho a alinhavar ao invés de deixar só com alfinetes. O alinhavo dá mais segurança na hora de passar a peça à máquina. 


Passe uma costura reta bem rente à borda em toda volta da bolsa.


Lembra da fenda que deixamos no forro? É por ela que você vai desvirar tudo. Puxe a capa da bolsa por ela até que saia completamente pelo buraco. Na sequência o forro também viará para o lado certo.



O resultado é esse. Agora é só fechar a fenda do forro com uma costura reta e bem discreta. Acomode o forro dentro da bolsa e pronto! Você terá uma bolsa forrada com esmero:-)

Nenhum comentário: